Governo do Amazonas implanta consultas médicas on-line em 27 municípios

0
14

Nesta terça-feira (10/11), o Governo do Amazonas divulgou a implantação de um programa de ambulatórios de assistência médica on-line, por telemedicina, em 27 municípios, incluindo a capital Manaus, segundo informações do portal BNC.

De acordo a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), a definição das cidades foi feita pelo Ministério da Saúde, com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), neste sentido, os primeiros municípios contemplados pela telemedicina serão Careiro Castanho, Envira e Maraã. Os demais, de acordo com a secretaria, terão o serviço implantado até setembro de 2021.

Segundo a SES-AM, serão oferecidas consultas em sete especialidades médicas. São cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria.

“Conforme os agendamentos, será feito o acompanhamento com o paciente. Dessa forma, evita a vinda do paciente até Manaus e melhora a conexão dos municípios”, afirmou o secretário-executivo-adjunto de Tecnologia da Informação da SES, Francisco Arce Júnior.

Estratégia estadual

Como resultado, o governo informou que a nova estratégia vai integrar o programa Saúde Amazonas, um pacote de medidas que já tem mais de 150 projetos cadastrados.

O objetivo é implantar mudanças estruturantes e melhoria dos serviços, segundo o governo. Por exemplo, redução de filas, modernização da gestão administrativa e outras.

O projeto de telemedicina é financiado pelo governo federal, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). E tem o apoio do hospital Albert Einstein.

Comentário