AS RESPONSABILIDADES DE UM JOVEM CRISTÃO

0
11

Texto base

“O mesmo Deus paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados ÍNTEGROS e IRREPREENSÍVEIS na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5:23)

Introdução

Segundo as verdades que esse texto traz, a vida humana é composta de três esferas, são elas: O espírito (esfera espiritual que nos conecta a Deus), a alma (esfera psíquica) e o corpo (esfera física).

Para entender as nossas responsabilidades, precisamos compreender quem somos? Por quê estamos aqui? Qual é o nosso propósito? O que nos faz diferentes dos outros jovens?

Um dos maiores dilemas dessa geração é a FALTA DE SENTIDO que ela sente isso abala diretamente a nossa identidade, não tem sensação pior do que olhar para si mesmo e não se reconhecer e o pior, é não saber lidar com você mesmo, com as esferas da sua existência (espírito, alma e corpo). A grande maioria dos jovens dessa geração faz parte desse contexto confuso, nublado e até mesmo assustador.

O que faz um jovem “Cristão” se destacar dos demais? A resposta está na pergunta! Ser um “Cristão” é professar uma fé, é seguir os passos de Cristo, é obedecer e fazer a vontade do Pai, é ter a sua vida alinhada com o céu.

Responsabilidade de um jovem Cristão na: Esfera Espiritual

A primeira responsabilidade de um Jovem Cristão é fazer uma aliança com Deus e para isso, é preciso acontecer o que está escrito em João 3:3 … Nascer de novo. Nascer de novo vai muito além de carregar uma bíblia, mudar a sua forma de se vestir ou frequentar uma igreja.

Nascer de novo, de acordo com o que Jesus declara neste texto é se converter por meio do arrependimento, é ter a consciência dos seus pecados, é ser inteiramente convencido que não há salvação por outro intermédio que não seja Jesus.

Observe que em nenhum momento Jesus apresentou um padrão de conduta aqui, coisas do tipo: Orar mais, jejuar mais, possuir mais dons, frequentar todos os cultos, etc. Sabe porquê? Porque não há nada, absolutamente nada que nós podemos fazer para nos salvar. Além de nos entregar inteiramente nas mãos do Espírito Santo, para que Ele faça a obra em nós e através de nós.

O que nos cabe é o mínimo… Entrega, arrependimento e renúncia! É parar de levar as coisas de Deus na brincadeira! É não negociar a nossa santidade por nada…

 

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação

e honra, não com desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor é contra todas essas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.”  (I Tessalonicenses 4: 3-7)

Veja o quanto Deus leva isso muito a sério! Neste texto a expressão “ofender e defraudar” está contextualizando a maneira como agimos em relação ao nosso corpo, da forma como agimos em relação ao corpo de outra pessoas. É tocar ou ser tocado indevidamente.

Jovem, se o seu namorado ou namorada toca em você indevidamente, antes do tempo permitido por Deus para um casal, que é o casamento, ele ou ela não se importa com você, não se importa com a sua vida espiritual, não se importa com o seu chamado, não se importa com o seu futuro. A única coisa que essa pessoa se importa é satisfazer o seu próprio prazer e nada mais!

Entenda que, antes de vocês serem namorados, vocês são irmãos em Cristo Jesus. Você quer mesmo continuar em um relacionamento aonde você está profundamente prejudicado? Quer mesmo correr o risco de casar com uma pessoa extremamente egoísta? Quer mesmo negociar “momentos” correndo o risco de não realizar, de não viver uma das maiores decisões da sua vida?

Moça, toda vez que você se veste, ou posta foto mostrando partes do seu corpo, com a intensão de provocar o desejos dos rapazes ou de chamar a atenção deles, saiba que você está defraudando e ofendendo a integridade deles.

Entendam que o namoro entre cristãos é uma outra realidade do namoro mundano. No namoro cristão, somos guiados pelo Espírito. No namoro mundano quem dita as regras é a carne, a que vontade você está obedecendo?

O próprio Deus vingará todas as pessoas que você tocar indevidamente, Ele vingará você também de todos aquele que tocaram em você indevidamente, sejam eles quem for. (V.6) Então não negocie a sua santidade por nada! Temos o chamado de ser luz e sal nessa terra, ou seja, aqueles que influenciam, que são diferentes, que são fortes, que vencem o maligno. (1 João 2:14)

Responsabilidade de um jovem Cristão na: Esfera Psíquica/ Alma

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

Se você soubesse que um assassino, estuprador muito perigoso está solto, rondando os arredores da sua casa. Você dormiria tranquilamente com a janela do seu quarto aberta?

O exemplo não é um exagero, pois é exatamente assim que agimos quando não protegemos a sede das nossas emoções. Quantos jovens ou até mesmo adultos, não tem observado esse princípio tão importante para a nossa sobrevivência? Deixar o coração exposto é deixar a sua intimidade psíquica a amostra para qualquer um ou qualquer coisa entrar e escravizar as suas emoções. Quantas pessoas se encontram presas em relacionamentos e em coisas completamente tóxicas?

Nunca uma geração esteve tão enferma emocionalmente. Nunca uma geração teve tantos amigos através das suas redes sociais e se sente tão solitária. Nunca uma geração desfrutou de tantos bens materiais e mesmo assim são vazias e infelizes. Nunca uma geração é tão cheia de oportunidades, de sonhos e de vida, e deseja tanto a morte.

Segundo a OMS, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos. Você já se perguntou porquê?

É porque essa é a geração da exposição, aonde você precisar mostrar a qualquer custo algo que muitas vezes você não é, ou mostrar algo que você não tem, ou até mesmo fazer coisas que você não quer, só para ser aceito pelo “meio”. Quantos jovens se sentem constrangidos e infelizes por não ter o celular, as roupas, ou o tênis que TODO MUNDO TEM?

Esse sentimento nem é por ele mesmo e sim por causa da opinião e da aceitação dos outros. Exigem dos seus pais coisas que eles não tem condições financeiras de dar, mas muitas vezes eles se esforçam, deixam de comprar algo para casa ou para si, para atender o desejo dos filhos, só para vê-los felizes e no final quando conseguem, o filho já quer outra coisa mais moderna.

Outros buscam preencher o vazio que sentem, com bebidas, drogas, horas de internet, horas de séries, horas de jogos, enfim, nada parece resolver a angústia dessa geração acelerada. Aonde a influência de um colega que você acabou de conhecer, substitui anos de ensinamentos e conselhos dos seus pais.

Hoje vocês estão aqui sendo ministrados pelo Espírito Santo, ouvindo as verdades absolutas de quem você é no Senhor, mas amanhã, satanás pode usar alguém para te chamar de lixo, qual voz terá mais efeito em sua vida?

Guarde o seu coração!

Conheça bem as pessoas antes de acreditar que ela é seu ou sua “best friend” e que você ama para todo o sempre, peça a opinião dos seus pais quando se interessar por alguém para namorar. Saiba que um dos sinais de que você escolheu a pessoa certa é a aprovação dos seus pais. Sempre observe como o rapaz trata a mãe e as irmãs dele, sempre observe como a moça trata os pais delas e os irmãos, pois muito, mais muito provavelmente será dessa forma que você será tratado num futuro casamento.

Responsabilidade de um jovem Cristão na: Esfera Física/ Corpo

O corpo é a “casa” da nossa alma e do nosso espírito e também é o lugar aonde o Espírito Santo habita. Teologicamente, além desses dois sentidos, o corpo pode ser considerado como uma oferta de sacrifício ao Senhor.

 

Veja o que o Apóstolo Paulo escreveu em Romanos 12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”

Note que o autor não diz para que nós apresentemos a nossa alma ou o nosso espírito ou qualquer outra coisa e sim o nosso corpo. Você apresentaria o seu corpo como sacrifício ao Senhor de qualquer forma? Você deixaria a morada do Espírito Santo de qualquer maneira? Você deixaria a casa da sua alma e do seu espírito sem os devidos cuidados?

 

O seu papel é cuidar da melhor maneira possível do corpo, pois pelo que vimos, ele não nos pertence e não temos o direito de fazer com ele o que bem entendermos, a nossa função em relação ao corpo é de MORDOMOS.

 

Qual é a responsabilidade de um jovem cristão com o seu corpo? Cuidar do corpo não é só malhar para ter um corpo sarado, mas é principalmente cuidar da saúde e da higiene.

 

  1. Alimentação: É super importante também cuidar da alimentação, eu sei que doces e frituras são uma delícia, mas fazem um mal danado. Ninguém é de ferro e por isso de vez em quando todo mundo merece uma guloseima. Mas é super importante ter controle sobre as nossas vontades e saber escolher o que entra em nossa boca. Beber muita água, comer frutas e saladas ajuda muito.

 

  1. Descanso: Quando a pessoa dorme mal ela acaba envelhecendo mais rapidamente pelo fato de as células não terem sido renovadas, seu metabolismofica desregulado, dependendo do organismo, ou a pessoa engorda demais ou emagrece. Quem dorme pouco e mal, pode ser afetado por consequências, como o mau humor, o estresse, pouca concentração em que faz e irritação. Agora, para uma boa noite de sono é necessário dormir mais cedo, não acordar com o despertador, não comer nada pesado antes de dormir.

 

  1. Exercícios: Fazer alguma atividade física, academia, caminhada, esportes, natação… tem para todos os gostos e é legal você escolher algo de que você goste para não desmotivar logo e acabar desistindo.

 

  1. Higiene: Outro ponto bem importante é cuidar da higiene: tomar banho todos os dias, lavar bem a região íntima, esfregar bem as dobrinhas do corpo, pernas e pés, escovar bem os dentes (ninguém merece aquele bafinho) cortar unhas, limpar orelhas, trocar sempre as meias pra não exalar aquele odor de chulé, não usar roupas sujas, usar sempre um desodorante anti-transpirante, lavar e pentear sempre os cabelos, não usar boné com o cabelo úmido ou suado para evitar problemas capilares que causam mal cheiro, (desculpe ter que falar dessas coisas básicas é que infelizmente nessa idade em que vocês estão – espero que não seja seu caso – tem muita gente que não é muito ligado na sua higiene.

 

“O mesmo Deus paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados ÍNTEGROS e IRREPREENSÍVEIS na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5:23)

Comentário