Pastor democrata é eleito primeiro senador negro da Geórgia

0
6

Nessa quarta-feira (6/01), o pastor Raphael Warnock ,(51),  assumiu, uma das duas vagas disputadas em segundo turno para o Senado dos Estados Unidos e é eleito o primeiro senador negro no estado da Geórgia.

Essa foi a primeira vez que Warnock, concorreu a um cargo eletivo. Desde 2005, o pastor liderava a Igreja Batista Ebenezer de Atlanta, onde o ativista pelos direitos civis Martin Luther King pregou antes de ser assassinado, em 1968.

Durante discurso de vitória, o pastor se comprometeu em legislar por todos os moradores do estado, os que votaram nele e os que não votaram. O senador relembrou a trajetória da mãe, que colhia algodão nos campos do sul dos EUA quando era criança.

“As mãos de uma senhora de 82 anos, que costumavam colher o algodão para outras pessoas, escolheram seu filho mais novo para ser senador dos Estados Unidos”, disse. “Nós provamos que, com esperança, muito trabalho e com as pessoas ao nosso lado, tudo é possível.”

O democrata conseguiu conquistar o voto do numeroso eleitorado negro do estado, apontado como estratégico na vitória do presidente eleito Joe Biden em novembro.

A eleição de Warnock é também um golpe contra o presidente Donald Trump, que tentava mobilizar sua base leal de apoiadores para reeleger o senador David Perdue num estado tradicionalmente republicano.

Comentário