27.3 C
Manaus
terça-feira, julho 1, 2025
InícioAmazonasAleam prevê concurso público para o Corpo de Bombeiros do Amazonas

Aleam prevê concurso público para o Corpo de Bombeiros do Amazonas

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

Uma audiência pública foi realizada no auditório Cônego de Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã desta sexta-feira (11), de autoria do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), para discutir o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado.

Segundo Álvaro, a audiência é um passo importante para reforçar a necessidade da realização do concurso público. “Mais uma vez, ficou demostrada a necessidade imediata de aumentar o efetivo. Não se pode esperar que uma catástrofe aconteça para que providências sejam tomadas. Estamos tratando, acima de tudo, de vidas. Patrimônios podem ser reconstruídos e recuperados, vidas, infelizmente, não temos como trazê-las de volta”, afirmou o deputado.

De acordo com o Coronel Danizio Valente, o Corpo de Bombeiros está há 18 anos sem concurso público. “Uma outra sugestão discutida para amenizar esse déficit no efetivo é que a contratação possa ser feita por meio de um processo seletivo, do qual poderão participar pessoas capacitadas para atender os municípios que necessitam de urgência da corporação, a exemplo de ex-militares das forças armadas. Há cidades no Amazonas que não tem bombeiro militar”, disse o Comandante do CBMAM.

No Estado, existem apenas 10 municípios que têm postos de atendimento do Corpo de Bombeiros para atender as ocorrências. Durante audiência pública, também foi divulgado o alerta de que, em 2022, haverá entre 30 a 60 combatentes, indo para a reserva, o que prejudicará ainda mais a corporação. Isso poderá refletir no atendimento da população.

Participaram da Audiência Pública, o Comando do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Uniao dos Vereadores do Estado do Amazonas (Uveam), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Amazonas (DPE), Secretaria de Administração (Sead) e Seas (Secretaria de Assistência Socia).

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!