Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania promove ‘Natal Inclusivo’ para público PcD próximo dia 20

0
9

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará, nesta sexta-feira (20/12), o “Natal inclusivo”, das 8h ao meio-dia, no núcleo da Pessoa com Deficiência, localizado na Rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis.

A ação contará com consultas a especialistas como clínico geral, oftalmologista, ortopedista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, massoterapia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de hepatite A e B, sífilis e HIV, orientação jurídica e social, atendimento psicológico e palestra sobre higiene bucal, com doação de 300 kits de escovação e aplicação de flúor, além de cortes de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelha e café da manhã com sorteio de brindes.

Serão oferecidos ainda serviços como emissão de carteira de identidade, em primeira e segunda via, cadastro para o Passa Fácil e para o Cinoterapia, projeto da Sejusc em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Nessa modalidade terapêutica, com foco na socialização, cães atuam como promotores de bem-estar e qualidade de vida, principalmente entre as crianças.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, o “Natal Inclusivo” encerra ainda as atividades terapêuticas da Cinoterapia, que retornam em fevereiro de 2020. Ela adianta que, no ano que vem, a pasta ampliará a rede de serviços que o Governo do Amazonas disponibiliza e, para o primeiro semestre, levará atendimento especializado para os centros de convivência, assim como a emissão de documentos em domicílio.

“Temos, em construção, um projeto de cidadania em casa porque percebemos que muitas pessoas não têm condições de se locomover para as ações, e também vamos disponibilizar uma equipe de assistência social para identificar outras dificuldades, além de dar suporte, orientar, intermediar para outros serviços”, afirma a secretária. “Nossa proposta é implementar melhorias no cotidiano do público PcD por meio da oferta de serviços e acessibilidade”.

Parceria – Para executar a ação, a Sejusc conta a parceria do projeto “Mãos que Cuidam”, coordenado por Maysa Costa. A primeira atividade em conjunto aconteceu no mês de novembro, no núcleo da Pessoa com Deficiência.

“Com foco no atendimento humanizado e no bem-estar das pessoas com deficiência, em 2020 seguiremos com esse trabalho de socialização entre os servidores e os usuários dos serviços, sempre na última sexta-feira de cada mês, é fundamental”, comenta Caroline Braz. “Queremos que todos se sintam acolhidos”.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc e Michell Mello/Secom

Comentário