Primeira edição da Bíblia King James será exibida na Arábia Saudita

0
7

O Centro King Faisal de Pesquisas e Estudos Islâmicos em Riad, na Arábia Saudita, exibirá a partir de janeiro de 2020 uma rara primeira edição da Bíblia King James.

Publicada em 1611, a King James foi a primeira Bíblia na língua inglesa feita sob encomenda da Igreja da Inglaterra que, na época, era liderada pelo Rei James.

Segundo reportagem do jornal Al Arabiya TV, citada no Jerusalém Post, o exemplar foi emprestado por um colecionador particular da Arábia Saudita.

Sabe-se que o exemplar é da primeira edição da King James por conta de um erro de tradução no livro de Rute (Rute 3:15), pois os tradutores trocaram o versículo que falava que Rute entrou na cidade por “ele entrou na cidade” em referência a Boaz.

O famoso erro seria justificado por conta da semelhança de algumas palavras em hebraico. O texto original usava “vatavo”, que significa “e ela foi”, porém os tradutores entenderam “vayavo”, que quer dizer “e ele foi”.

“Acredita-se que existam apenas cerca de 200 delas”, disse Bruce Gordon, professor da Universidade de Yale, de acordo com Al Arabiya.

Ele acrescentou que existem vários erros de impressão neste exemplo em particular, o que o valida como sendo uma primeira edição.

Comentário