NO DIA DO LIVRO, ESCRITOR FALA SOBRE O DESAFIO DE ESCREVER E PUBLICAR LITERATURAS NO AMAZONAS.

0
42
MARCUS ANTONIO ESCRITOR AMAZONENSE FOTO/REPRODUÇÃO: ARQUIVO PESSOAL

“Infelizmente o mercado da literatura ainda é restrito a best-sellers. Encontrar uma editora disposta a investir no novo é quase impossível. O Escritor precisa investir sozinho e arcar com todos os custos da publicação, uma vez que também não temos incentivos públicos para produção literária”.

MANAUS| Escrever em um país onde praticamente não há incentivo à leitura é um desafio, principalmente para novos autores. Pelo histórico dos brasileiros o hábito de leitura é relativamente baixo comparado a outros países do mundo. De acordo com a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016 pelo Instituto Pró-Livro, mais da metade da população brasileira se considera leitora, porém apenas 4,96 livros são lidos por ano. Deste total, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A pesquisa mostra ainda que pelo menos 30% da população nunca comprou um livro. Enquanto no Brasil, ler-se em média quatro livros por ano, na França o número médio é de 21. Diante deste histórico, como escrever e publicar no Amazonas?
O Escritor Marcus Antonio, autor de três livros: O Semeador, O Incrível Poder da Semente e o mais recente, com o lançamento marcado para 14 de julho, O Legado dos Heróis, explica que existem vários fatores que somados, geram entraves na hora de publicar um livro. A falta de investimentos na educação é um deles: “Se não há investimentos na educação, bibliotecas públicas a disposição dentro das escolas é praticamente impossível motivar crianças, por exemplo, a terem o hábito da leitura”. Se as pessoas não forem educadas a ler, como escritores alcançaram seus públicos? questiona Marcus.
Outro entrave apontado pelo escritor é ausência de editoras, principalmente no Amazonas. “Infelizmente o mercado da literatura ainda é restrito a best-sellers. Encontrar uma editora disposta a investir no novo é quase impossível. O Escritor precisa investir sozinho e arcar com todos os custos da publicação, uma vez que também não temos incentivos públicos para produção literária”. Para Marcus Antonio, se não há investimentos em novos escritores não tem como esperar algo diferente e novo no processo educacional e no mercado literário.
Ainda são muitas as dificuldades encontradas para se conquistar de vez o público com literatura nacional, são grandes os desafios e longo o caminho, mas a realização em ver o reconhecimento do leitor e a mudança nos hábitos de leitura mostra que vale a pena vencer os desafios de ser escritor, Afirmou Marcus Antonio.

Marcus Antonio
Comunicador, Especialista em comunicação empresarial e marketing. Lançou seu primeiro livro em 2012, com o título O Semeador. O Segundo livro, foi uma repaginação do primeiro. A literatura ganhou novos capítulos e uma nova roupagem, e uma editora de São Paulo, abraçou a ideia e lançou o novo livro com o nome de O Incrível Poder da Semente.
Marcus Antonio agora trabalha no lançamento de seu terceiro livro com o título: O Legado dos Heróis. O Lançamento será no dia 14 de junho as 19:30h na sede do Palácio da Família, localizado na avenida Pedro Teixeira, n° 300 D. Pedro I, zona centro-oeste de Manaus.

Contatos:
Marcus Antonio
(92) 99137-5797
(92) 99125-9343

Comentário