Evangélicos já somam 30% da população brasileira, região norte tem maior porcentagem

0
8
Foto: Encontro Assembleia de Deus no Amazonas

Segundo pesquisa feita pelo DataFolha, evangélicos no Brasil têm se aproximado do total de católicos, que hoje totalizam 51%. A pesquisa foi publicada na segunda-feira (13), 30%  dos brasileiros professam a primeira religião, enquanto 50% optam pela segunda.

Os sete estados da região Norte possuem 39% dos evangélicos, se tornando a maior região em porcentagem de religiosos protestantes. Em segundo lugar está o Centro-Oeste com 33% de evangélicos. O Sudeste tem 32%, o Sul 30% e o Nordeste 27%.

A região com maior número de católicos é o Nordeste, com 59%, coincidentemente é a região que apresenta o menor número de evangélicos. Em segundo lugar de católicos está o Sul com 53% da população, seguido pelo Norte com 50%, Centro-Oeste com 49% e Sudeste com 45%.

Foto: Centenário da Assembleia de Deus no Amazonas

Ainda segundo a pesquisa, quando se compra com os católicos, entre os evangélicos, há uma prevalência de mulheres e de negros. As mulheres somam no total 58% dos evangélicos. Entre as congregações neopentecostais, sendo elas Universal do Reino de Deus e a Renascer em Cristo, a participação feminina alcança 69%.

Com base na pesquisa,  ainda foi feito alguns cálculos e estimou que os evangélicos devem ultrapassar os católicos em número de seguidores no ano de 2032. A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro em 176 municípios, ouvindo 2.948 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações: Folha De São Paulo

Comentário