Wilson Lima reforça diálogo com Bolsonaro por acordo que poupa ZFM

0
0

Após anunciar a retirada dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM) da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o governador Wilson Lima (UB) disse que há um compromisso do governo Bolsonaro de manter um diálogo permanente para garantir a competitividade do modelo.

Desde a redução até o anúncio do compromisso foram 13 dias de incertezas. Apesar de ainda haver apenas a promessa de revisão do decreto que reduziu a alíquota de IPI dos produtos produzidos na ZFM, Wilson Lima enfatizou que o presidente Bolsonaro tem sido muito solícito ao modelo.

“O compromisso que foi assumido pelo presidente é que os produtos produzidos na ZFM, aqueles que têm PPB (Processo Produtivo Básico), estão fora dessa redução de 25% do IPI”, disse o governador durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (10).

De acordo com o governador, a expectativa é que o presidente assine o novo decreto em Manaus, entre os dias 18 e 23 de março, aproveitando uma visita ao município de Apuí.

O governador reforçou a contribuição da bancada parlamentar amazonense no Congresso. O deputado federal Átila Lins (PP) representou a bancada na coletiva.

Sem uma resposta coesa e com os canais de discussão fechados com o governo, a bancada chegou a dar entrada em três Projetos de Decreto Legislativo (PDL), na Câmara e no Senado, para tentar derrubar a redução linear do IPI

O secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio afirmou que as rodadas de discussão vão continuar para combinar a publicação de um novo decreto menos danoso à ZFM. O decreto deve sair até o final deste mês.

Fonte:

Texto: Jefferson Ramos

Comentário