Em dois anos e meio de mandato no governo do Amazonas, Wilson Lima (PCS), cumpriu integralmente 18 promessas das 41 anunciadas (49% do total) em sua campanha eleitoral. Ele realizou em parte outras oito, o que equivale 19,5%. Quinze compromissos não foram cumprimos ainda.
O levantamento, monitora o que foi prometido pelo governador do estado no período de campanha eleitoral, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Lima.
Na área da administração pública, Wilson Lima cumpriu uma promessa: aumentar o percentual de compras governamentais em benefício de empreendimentos naturais do Amazonas. O governo disse que realizou a aquisição de produtos e serviços de cooperativas e das micro e pequenas empresas do estado. Uma promessa foi realizada em parte e uma terceira ainda não foi cumprida.
Em direitos humanos e sociais, área com apenas uma promessa, Wilson realizou em parte o compromisso de revitalizar e ampliar os Centros de Convivência da Família do Idoso nas Zonas Norte e Leste de Manaus.
Em economia, o governador executou integralmente duas das das sete promessas: Elaborar Plano Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Instituir Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas. Criar programa de geração de emprego e renda alternativos foi realizada em parte. Implantar Programa Estadual de Incubadora de Empresa e Expandir modelo da Zona Franca para a Região Metropolitana de Manaus estão entre as promessas não compridas.
Já na área de Educação e Cultura, duas das quatro promessas foram cumpridas: Implementar atividades para jovens em espaços ociosos e ampliar educação em tempo integral. O compromisso de fazer parcerias com empresas para estágio de alunos do ensino médio não foi executado e ampliar rede de bibliotecas nas escolas da capital e do interior foi feita em parte.
Em meio ambiente e agronegócio, Wilson fez nove promessas. Seis foram executadas e outras três ainda não foram iniciadas.
Já em saúde, foram feitas nove promessas. Três delas foram realizadas. Ampliar leitos psiquiátricos em unidades do Amazonas está entre as promessas não cumpridas.
Em segurança pública, Wilsin Lima não executou o compromisso de fazer concursos públicos anuais para forças de segurança e implantar sistema de monitoramento inteligente na capital. Fazer acordo de cooperação técnica com outros estados para a troca de tecnologias e Implementar programa de segurança comunitária estão entre as duas promessas feitas.
Fonte: g1