Wilson diz à nova administradora de aeroportos que quer mais rotas

0
0

Em reunião realizada nesta terça-feira (27) com representantes da Vince Airports, que será a nova administradora dos aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga, o governador Wilson Lima fez questão de deixar claro que espera a criação de novas rotas aéreas no Amazonas. A empresa francesa venceu, em abril deste ano, leilão da Agência Nacional de Aviação (Anac), para administrar sete aeroportos no Brasil por 30 anos. Segundo o governador, a empresa também apresentou o planejamento de investimentos, com a possibilidade de criação de novas rotas e chegada de novas empresas aéreas no Estado.

ALETUR NO RECESSO

O festival de autorizações de viagens durante o recesso parlamentar continua na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). E engana-se quem pensa que são apenas viagens às bases eleitorais dos deputados, o que seria até natural em ano pré-eleitoral. Os deputados viajam também para outros Estados. O petista Sinésio Campos, por exemplo, está de viagem marcada para Pedreiras e Lago do Junco, no Maranhão. Já Adjuto Afonso (PDT) e Belarmino Lins (PP) ganharam passagens e diárias para ir a São Paulo. Todos viajam com os respectivos assessores.

QUERENDO VOOS MAIS ALTOS

Não é difícil perceber quem já está trabalhando de olho em 2022. O vereador Diego Afonso (PSL), por exemplo, deu a dica ao anunciar que iniciou uma jornada de viagens pelos municípios do estado do Amazonas, “com o intuito de conhecer, ouvir de perto a história e trajetória de cada habitante, visando a geração de emprego e renda, turismo, esporte e lazer para o nosso Estado”. Vereador percorrendo o interior indica que está querendo alçar voos mais altos. No caso de Diego, a dúvida é se vai disputar vaga com o pai, Adjuto Afonso (PDT) na Aleam, ou se Adjuto também pretende dar um “upgrade” na carreira.

PSDB QUER CONSENSO

No PSDB, a possiblidade de não haver necessidade de realização de prévias para escolher o candidato a presidente pelo partido é cada vez mais concreta. Tasso Jereissati e Artur Neto estariam abrindo mão de suas pré-candidaturas às prévias, marcadas para o dia 21 de novembro. A decisão seria uma forma de tornar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o franco favorito. Com isso, o arco de aliança contra Dória se fortalece e pode dissolver a candidatura do governado de São Paulo. A ideia é chegar a um consenso, sem necessidade de disputa.

MARTELO BATIDO

O que era uma conversa entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e a Prefeitura de Manaus acabou se concretizando como uma parceria que vai resultar na “Casa do TCE – Século 22”, proposta que está inserida no plano “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida. O projeto prevê um novo espaço de conhecimento, pesquisa, promoção de estudos e aperfeiçoamento. O martelo em torno do projeto foi batido nesta terça-feira (27), em reunião com técnicos das duas instituições na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

NESTOR PRESENTE

A celeuma causada pela lei que troca o nome da praça Nestor Nascimento para praça Oscarino Farias Varjão é emblemática e mostra o desconhecimento dos parlamentares municipais sobre a história da cidade e de seus personagens ilustres. Foi, certamente, uma bola fora o projeto do presidente da Câmara Municipal, David Reis (Avante). Não se questiona a merecida homenagem a Oscarino e seu Peteleco, mas o tributo não precisa ser feito em detrimento de outra figura importantíssima para a história da Praça 14 e do Amazonas, como o é Nestor Nascimento. A revolta com a decisão é, portanto, justíssima.

NESTOR PRESENTE 2

A compreensível grita gerada pela decisão de trocar o nome da praça Nestor Nascimento tomou dimensões cada vez maiores e resultou no “Sarau da resistência”, que vai ser realizado nesta quarta-feira (28), às 15h, na própria praça. A Escola de Samba Vitória Régia comprou a briga e participa do ato, que vai incluir apresentações de samba, maracatu, hip hop, capoeira e grupos de representatividade negra. A Mocidade Independente de Aparecida engrossa o caldo com a participação de seus Mestre Sala e Porta Bandeira. Nestor Nascimento foi responsável pela fundação do movimento negro no Amazonas.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

A Editora Valer realiza mais uma live em seu Facebook, neste sábado (31), às 10h, para lançamento da primeira edição da obra “Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia”, do professor doutor José Augusto de Melo Neto. A live de lançamento inclui um bate-papo com Luci Ferraz de Mello, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora da PUC-SP, Claudenilson Batista, doutor em Educação pela Ufam, e vinculado à Semed, com a mediação de Neiza Teixeira, doutora Em Filosofia e coordenadora editorial da Editora Valer.
 
Fonte: Real Time 1

Comentário