30.3 C
Manaus
terça-feira, julho 1, 2025
InícioAmazonasVereadores aprovam prefeitura contratar recursos voltados a ampliação de pacotes de obra...

Vereadores aprovam prefeitura contratar recursos voltados a ampliação de pacotes de obra em Manaus

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta terça-feira, 14/3, autorização para a Prefeitura de Manaus contratar empréstimo de R$ 600 milhões para a ampliação dos investimentos em infraestrutura na capital amazonense.

Entre as obras que serão financiadas com os recursos, a serem contratados do Banco do Brasil, estão novos complexos viários, investimentos em mobilidade urbana, recapeamento de vias, revitalização de centros esportivos e de espaços de lazer e convivência social como o Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O recurso possibilita a continuidade do Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana e Tecnológica do Município de Manaus (Prominf/Manaus), conforme destaca a mensagem, com o Projeto de Lei nº 110/2023, enviado pelo prefeito David Almeida aos vereadores.

No documento, o prefeito destaca que ao final da atual administração, em 2024, a prefeitura terá pago aproximadamente R$ 2,1 bilhões em dívidas contraídas em gestões passadas. “Ao passo que estaremos contratando nesse mesmo período bem menos, algo em torno de um bilhão e duzentos milhões de reais”, ressaltou.

Durante os debates no plenário da casa legislativa, o vereador Elan Alencar destacou exatamente esse ponto, da preocupação da atual administração com as finanças. “A gestão do prefeito David Almeida vai ser a única que não deixará dívida para as próximas gestões. Vai pagar mais dívidas, de gestões passadas, do que contratar novos empréstimos”, disse.

O relator do PL do Executivo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), vereador Gilmar Nascimento, destacou, em seu voto, que os recursos serão alocados no Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), conforme o Artigo 1º do PL aprovado, o que deixa claro quais tipos de investimentos serão realizados.

Entre as finalidades do FMDU, destacou o parlamentar, estão o financiamento de: “programas e projetos habitacionais de interesse social; sistema de transporte coletivo público, sistema cicloviário e de circulação de pedestres; implantação de parques; realização de melhorias em vias estruturais ou de transporte público de passageiros; requalificação de eixos e corredores urbanos; e implantação de equipamentos urbanos e comunitários, espaços públicos de lazer e áreas verdes”.

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img
error: Content is protected !!