A academia responsável pelo prêmio Grammy Latino divulgou a lista dos indicados de sua 18ª edição, a ser entregue para artistas, bandas, engenheiros de som e outros profissionais em novembro deste ano. Tradicionalmente, a premiação traz duas categorias dedicada à música cristã contemporânea produzida em quase todo o território americano.
A categoria Melhor álbum de música cristã em Língua Portuguesa abriga seis discos, lançados entre os meses de novembro de 2016 a maio de 2017. Confira, abaixo, os indicados e suas respectivas obras nacionais lançadas nestes períodos.
Piano e Voz, Amigos e Pertences 2 – Paulo César Baruk e Leandro Rodrigues
Lançado em maio deste ano pela Musile Records, Piano e Voz, Amigos e Pertences 2 foi produzido por Baruk e Leandro Rodrigues, que revisitaram clássicos da música evangélica em gravação ao vivo intimista. Entre os artistas contemplados, estão Grupo Logos, Rebanhão, Oficina G3, Resgate e Vencedores por Cristo, além das participações de Pr. Paulo Cezar e Laura Souguellis.
Acenda a Sua Luz – Aline Barros
Com produção musical de Ruben di Souza, Acenda a Sua Luz foi lançado por Aline Barros em janeiro deste ano, pela gravadora MK Music. O projeto foi encabeçado pela canção “Depois da Cruz”, liberada nas plataformas de streaming em dezembro do ano passado. O álbum marcou o fim da parceria da cantora com a empresa carioca, pela qual lançava discos desde 2004.
Incomparável – Bruna Karla
Sustentado pelos arranjos do tecladista Kleyton Martins e a participação de nomes como Aline Barros, Valmir Bessa, Bene Maldonado e Henrique Garcia, Incomparável foi definido como o registro até então mais pop da carreira de Bruna Karla, que se apresentou por meio da música “Força”, da autoria de Léo Casper.
Clareou – Fábio de Melo
Indicado também em 2016 com o projeto Deus no Esconderijo do Verso, o padre Fábio de Melo é a única indicação católica do ano. O álbum, com selo Sony Music Brasil, é repleto de gravações de nomes como Frejat, Dudu Falcão, Renato Teixeira e Ana Vilela – presentes em canções como “Trem Bala”, “Amor pra Recomeçar” e “Raízes”.
Memórias – Eli Soares
Assim como o álbum de Baruk, Memórias é um registro de covers de Eli Soares, baseado em canções que definiram sua identidade artística no cenário evangélico. No projeto, distribuído pela Universal Music, foram homenageados cantores e bandas como Koinonya, Adhemar de Campos, Kleber Lucas e Álvaro Tito.
Ao Vivo em Israel – Fernanda Brum
Lançado em novembro de 2016, Ao Vivo em Israel é baseado no repertório do álbum Da Eternidade (2015), vencedor do Grammy Latino em 2015. Fernanda Brum, na obra, também regrava a canção “Via Dolorosa“, sob produção musical de seu marido, o tecladista e arranjador Emerson Pinheiro.
(Guiame)