Vazante no Rio Solimões preocupa produtores da várzea, no Amazonas

0
264
No porto de Manacapuru, pessoas que utilizam o local começam a ter dificuldade de acesso. (Foto: Reprodução/ Internet)

O nível registrado no Rio Solimões, nesta sexta-feira (1º), na estação de medição em Manacapuru, foi de 13,63 m. A marca representa uma vazante de 27 cm em um dia. A descida do rio preocupa produtores de áreas de várzea. Municípios do Amazonas banhados por outros rios já estão em “estado de atenção” por conta da seca.

Entre a segunda e a sexta-feira da última semana, o rio desceu 1,20 m. Para agricultores, essa redução no volume de água em apenas cinco dias representa que o período de seca já chegou no baixo Solimões. Eles temem que a seca seja elevada.

Segundo Jander Santos de Souza, presidente da Cooperativa de Produtores da Comunidade Costa do Marrecão, a vazante proporciona mais terras férteis para o plantio, mas também acarreta problemas.

“O maior problema é que nesse período de vazante, as chuvas diminuem, o que compromete a plantação, Depois do período de cheia, a várzea ainda não começou a produzir, e o nosso medo é que seja uma seca muito grande e a gente volte a ter problemas novamente”, disse Souza.

Porto

No porto de Manacapuru, pessoas que diariamente utilizam o local para viagens para a Zona Rural e municípios próximos, como Caapiranga, Anamã, Anori e Beruri, começam a ter dificuldade de acesso às embarcações e ao terminal de passageiros que funciona no porto da cidade.

Quem comemoram são os pescadores. Em toda essa região do baixo Rio Solimões, a época é de muito peixe no rio.

Atenção em algumas cidades

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Amazonas, emitiu no dia 14 de agosto “estado de atenção” para 11 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira, por significativo déficit de chuva e diminuição do volume de água durante a vazante dos rios. São eles:

  1. Canutama (calha do Purus)
  2. Boca do Acre (calha do Purus)
  3. Lábrea (calha do Purus)
  4. Pauiní (calha do Purus)
  5. Guajará (calha do Juruá)
  6. Ipixuna (calha do Juruá)
  7. Eurunepé (calha do Juruá)
  8. Itamarati (calha do Juruá)
  9. Envira (calha do Juruá)
  10. Humaitá (calha do Madeira)
  11. Manicoré (calha do Madeira)

(G1)

Comentário