A igreja Universal estaria planejando uma estratégia de promoção do filme do bispo Edir Macedo, Nada a Perder, para torná-lo a maior bilheteria do cinema nacional em todos os tempos.
A estratégia é parecida com a utilizada no filme Os Dez Mandamentos, pedindo doações aos fiéis para financiar ingressos de pessoas que não possuem condições, ou incentivando os frequentadores a irem e levarem mais alguém.
De acordo com informações do portal Uol, os detalhes para que a divulgação do filme baseado nos livros best-sellers que narram a vida do bispo Macedo seja intensa entre os fiéis já estão sendo acertados.
“Em reunião com lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus, na semana passada, o bispo Clodomir Santos definiu a estratégia para que o longa-metragem tenha 22 milhões de espectadores, o dobro do que o fenômeno Os Dez Mandamentos fez no ano passado”, informou o jornalista Daniel Castro.
A estratégia de marketing do filme segue também a receita de grandes estúdios ou até mesmo da concorrente Globo no que se refere ao uso da imagem de artistas para promover o filme, mas vai além: “Além de acionar todos os programas e as principais estrelas da Record, a Universal vai mobilizar pastores e obreiros de todo o país para pedirem dinheiro aos frequentadores de cultos com a finalidade de comprar ingressos para quem não tem condições de ir ao cinema”, acrescentou Castro.
Como o mote da divulgação do filme do bispo Edir Macedo será a história de superação do líder neopentecostal que se transformou em um grande empresário, a denominação será agressiva nas metas, diz o jornalista: “Uma fonte que esteve presente na reunião com Clodomir Santos, responsável pela Universal no Brasil, a igreja não vai aceitar ‘desculpas’, a ‘missão’ de vender 22 milhões de ingressos terá de ‘ser cumprida’”.
Castro ainda explica que o bispo Clodomir Santos quer levar seis milhões de espectadores ao cinema no final de semana de estreia, superando filmes com orçamento gigantesco e expectativa popular altíssima.
“Trata-se de uma meta ousada. Nenhum blockbuster de Hollywood chegou perto disso no país. O recordista de abertura dos cinemas brasileiros, Capitão América: Guerra Civil (2016), teve 2,6 milhões de espectadores nos primeiros quatro dias. A meta é quase o triplo de Os Dez Mandamentos, que vendeu 2.082.433 de ingressos e arrecadou R$ 24,2 milhões também nos quatro primeiros dias de projeção”, informou Daniel Castro.
O filme está sendo produzido pela Record em parceria com a Paris Filmes, com cenas rodadas em Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo (África do Sul) e Jerusalém (Israel). Com orçamento de R$ 16 milhões, ele já é o filme com maior valor gasto na produção. Esse valor se repetirá na continuação, já acertada entre as empresas parceiras, que o exibirão em 80 países.