Com o objetivo de esclarecer e desmistificar informações falsas acerca do novo coronavírus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza o evento “Vamos falar sobre o Coronavírus?”. A ação é gratuita e direcionada para a comunidade acadêmica e servidores da UEA, e acontecerá na sexta-feira (06/03), das 14h às 16h, no auditório da ESA, na avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha.
As palestras serão transmitidas simultaneamente para as unidades da UEA nos 61 municípios do interior do estado pelo aplicativo “ManoWEB” (aba Educação) e pelo canal Telessaúde-AM.
Entre os temas abordados estão: Cenário epidemiológico e manejo das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e Coronavírus; Medidas de precaução e isolamento nos casos suspeitos de SRAG e Coronavírus; Vigilância laboratorial SRAG e Covid-19; e Aspectos clínicos de SRAG e Covid-19. As palestras serão ministradas pelos especialistas Alexandre Melo (FVS), Tatyana Amorim (FVS) e Izabela Safe (UEA).
Na oportunidade, a comunidade acadêmica poderá ainda tirar dúvidas sobre os meios de transmissão da doença, locais que devem ser evitados neste momento, a detecção, os principais sintomas, as precauções e quando se deve procurar ajuda médica.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UEA), Maria Paula Gomes Mourão, ressalta a importância de promover palestras para orientar a população sobre os cuidados com o coronavírus.
“Essa ação é fundamental para trazer informações atualizadas e de qualidade sobre o coronavírus. A nossa ideia é desmitificar qualquer situação de pânico que vem sendo propagada nas mídias e transformar a nossa comunidade acadêmica em multiplicadora de informações confiáveis para o Amazonas”, disse Maria Paula, acrescentando que as ações da UEA que serão abordadas consistem em melhorar a higiene pessoal para proteger o sistema respiratório e assim garantir ambientes mais seguros contra a doença.
Interior – Na próxima segunda-feira (09/03), a partir das 9h, uma programação semelhante acontecerá na ESA/UEA e será transmitida pelo aplicativo “ManoWEB” (aba Educação) e pelo canal Telessaúde-AM para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
*assessoria