O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulgou nesta terça-feira, dia 25, o resultado das fiscalizações das propagandas eleitorais para o governo do Amazonas. O relatório é considerado tranquilo, quase sem irregularidades.
Apenas um carro de som foi multado por estar com o volume acima do permitido, segundo a Comissão de Fiscalização.
O Tribunal divulgou, no dia 10 de julho, o Manual da Propaganda Eleitoral, listando permissões e proibições durante esse período. Entre as vedações, está o uso abusivo de aparelhagem de som na propaganda volante.
Celso Silveira, juiz fiscalizador, falou que os dados divulgados são resultado de um trabalho diário das equipes de fiscalização.
O número de ocorrências nas ruas tem sido bem menor em relação às eleições anteriores, passando as mídias sociais, blogs e páginas na internet, disse o procurador Regional Eleitoral, Victor Riccely.
O TRE-AM incentiva a população para ajudar na fiscalização. Qualquer irregularidade pode ser denunciada pelo aplicativo “Pardal” ou pelo número (092) 3632-4499. Outro órgão que também fiscaliza a propaganda é o Ministério Público Eleitoral.
A eleição direta que escolherá o novo governador do Amazonas vai acontecer no dia 6 de agosto.