Texas: Pastores já não precisam submeter suas pregações às avaliações do governo

0
564

O governador Greg Abbott visitou no último domingo a Igreja Grace Community em The Woodlands, Texas, onde juntamente com o vice-governador Dan Patrick, o Pastor Steve Riggle e líderes religiosos de todo o estado, para uma cerimonia comemorativa da nova Lei 24 do Senado (SB24).

A SB 24, mais conhecida como “Lei da Defesa de Sermões”, impedirá que os governos estaduais e locais do Texas emitam intimações para avaliar as pregações.

Agora, o governo e/ou prefeitos não poderão avaliar antecipadamente os sermões, como já ocorreu anteriormente, com a prefeita de Houston, Annie Parker e 5 pastores de diferentes denominações na cidade.

A prefeita havia implantado uma fiscalização com o nome de “Igualdade de Direito”, que exigia que os sermões religiosos fossem submetidos a uma avaliação antecipada em seu escritório, para evitar que abordassem temas como a visão bíblica sobre o homossexualismo ou política.

Cinco pastores se protestaram publicamente contra a ordem da fiscalização, que acabaram por conseguir que a ordem de fiscalização expedisse uma ordem judicial pedido uma medida constitucional.

Ao assinar a lei, o governador Greg Abbott destacou que a liberdade de expressão e religiosa é um “direito sagrado”.

“A liberdade de religião é o mais sagrado de nossos direitos, é o que faz América e o que deu início a nossa nação”, disse Abbott.

“Medidas para atacar a liberdade religiosa são uma ameaça para qualquer liberdade, e nossos líderes religiosos devem estar absolutamente seguros em saber que a liberdade religiosa está além do alcance do governo”, acrescentou.

Ele ainda destacou que estava orgulhoso de assinar a lei que protege os sermões dos pastores e de “assegurar seus direitos de falar livremente sobre fé. Como governador, sempre lutarei para preservar nossa liberdade religiosa como americanos e texanos”.

Comentário