Sediada na Austrália e presente em mais de 35 países, inclusive no Brasil, a missão Christian Surfers International usa conceitos bíblicos para orientar surfistas. O movimento, criado em 1989 nas praias de Olinda, em Pernambuco, já reúne mais de mil atletas em sete estados brasileiros (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Pernambuco e São Paulo).
O campeão do circuito mundial em 2001, norte-americano C.J Hobgood, é um dos destaques do projeto, assim como Bethany Hamilton, atleta Havaiana que perdeu o braço esquerdo ao ser atacada por um tubarão quando tinha 13 anos. Marcos Santos e Tadeu Pereira, ex-atletas profissionais brasileiros, testemunham sobre como o relacionamento com Deus os transformou.
Santos, teólogo graduado pelo Seminário Presbiteriano do Norte, no Recife (PE) conta que o mundo do surf é recheado de drogas bebidas. “Você pode celebrar com os amigos, mas com moderação. Não seguimos apenas regras religiosas, mas princípios que nos mantêm saudáveis”. Para missionários, os surfistas podem continuar no surf, mas sem esquecer do criador das ondas.