O embate entre uma cobra e uma onça chamou a atenção de pesquisadores do mundo todo. O fato é considerado o primeiro relato na história em que uma sucuri engoliu uma onça adulta e é incomum, pois mostra animais do topo da cadeira alimentar se enfrentando, o registro foi feito em Promissão, no interior de São Paulo.
O fato foi comprovado por meio do exame de necropsia do réptil, que foi realizado no zoológico de Bauru. Luiz Pires, diretor do local, explica que a importância dessa descoberta.
“Isso muda alguns conceitos do relacionamento da cadeia alimentar e principalmente mostra que a degradação dos ambientes está sendo muito mais rápido do que a gente consegue constatar da realidade desses animais. Então, com certeza foi um relato comprovado que vai mudar o conceito com relação a esses predadores”, afirma o diretor do zoológico de Bauru.
A sucuri de 4,20 metros e pesava 92 quilos, ficou muito machucada depois da briga e acabou morrendo. Os cientistas a encontraram quase morta, e ao abrir a sucuri, restos mortais da onça estavam na última fase de digestão. Eles calculam que ela ficou dez dias digerindo o animal.