Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela cassação do governador, José Melo (PROS), o TSE também determinou convocar de imediato novas eleições para assumir o cargo que interinamente ficará com o presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida.
Com toda a reviravolta na política amazonense, começou a surgir várias especulações de possíveis candidatos como: Eduardo Braga, Marcelo Ramos, Amazonino Mendes e Silas Câmara.
Fontes próximas do deputado afirmaram que já está havendo uma articulação dentro do seu partido (PRB) para uma possível disputa ao governo. Silas tem uma entrada no interior do Amazonas muito forte, isso se dá pelo seu trabalho e presença constante há quase 20 anos. Em suas redes sociais o Deputado mostra a maratona de viagens pelo estado, em 2017 ele já visitou todos os 61 municípios que compõem o Estado. Em 2016 ele garantiu mais de 12 milhões através de emendas individuais para beneficiar o interior e a capital.
Silas disputou em 2016 a Prefeitura de Manaus, onde teve uma expressiva votação com 115.770 mil votos, com apoio do seguimento evangélico, setor primário, pesca e outros setores. Pela vaga no Governo do Amazonas, se candidato, Silas Câmara sem dúvida tem chances reais de ocupar o comando do Estado até 2018.