Conhecida entre telespectadores e ouvintes de rádio, Rachel Sheherazade agora aposta numa nova frente para enviar seu recado ao público brasileiro: o mercado editorial. A jornalista estará em Manaus para lançar seu livro, e fará sessão de autógrafos, no próximo dia 5, sábado, a partir das 17h, na Livraria Saraiva. Em seu primeiro livro “O Brasil tem cura”, ela aponta os males do Brasil de hoje e sugere algumas soluções.
A jornalista e apresentadora dá detalhes sobre o livro, que foca temas como a corrupção, a cultura da desonestidade, a ignorância, o comodismo, a violência, a impunidade, analisa o atual momento vivido no Brasil e evoca os brasileiros a fazer sua parte. “Sair da zona de conforto é a primeira providência”, diz.
Rachel Sheherazade ficou conhecida pelas opiniões polêmicas dadas nos programas que apresenta. Em mais de uma ocasião, por exemplo, ela criticou os ateus, comentando que seriam contra o ensino religioso e cruzes nas repartições públicas – e questionando a laicidade do Estado por extensão. Em outra, defendeu Marco Feliciano, que já foi acusado de ofender minorias como negros e gays.
No ano passado, ela causou nova polêmica ao defender a atuação das milícias informais no caso do jovem infrator espancado e preso a um poste, no Rio de Janeiro, além de sugerir a donos de opiniões contrárias “adotar um bandido”.
A jornalista afirma que não se arrependeu de nenhuma opinião que emitiu, mas assume que já mudou de ideia em relação a alguns temas. Ela cita como exemplo o programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Cheguei a defender essa farsa. Caí no canto da sereia”, diz.
Por outro lado, ela prefere não comentar as polêmicas passadas. A reportagem perguntou sobre as críticas aos ateus, sobre o avanço dos evangélicos no Congresso e sobre o caso do garoto espancado no Rio, mas a jornalista não respondeu às questões.
PERFIL
Rachel Sheherazade
Natural de João Pessoa, é jornalista, apresentadora de televisão e radialista. Atualmente é âncora do telejornal “SBT Brasil”. É casada com o corretor de imóveis Rodrigo Porto e é mãe de Clara e Gabriel.