29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 2, 2025
InícioAmazonasSenado aprova fim da 'saidinha' para presos, entenda

Senado aprova fim da ‘saidinha’ para presos, entenda

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou nesta terça-feira (6) um projeto de lei que tem o objetivo de reformular o sistema de concessão de saídas temporárias a presos, restringindo esse benefício e mantendo-o apenas para fins educacionais. A proposta elimina a concessão da saída temporária para visitas familiares em feriados, mantendo-a apenas para atividades educacionais.

Atualmente, a legislação prevê a chamada saída temporária, popularmente conhecida como “saidão” ou “saidinha”, para condenados no regime semiaberto. Esses presos têm o direito de deixar a prisão até cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

O projeto de lei em questão revoga esse benefício. O relator, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), incluiu uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR) para permitir a manutenção do benefício apenas para os presos que estão envolvidos em cursos profissionalizantes ou que estejam cursando o ensino médio e superior.

Este assunto ganhou destaque recentemente após a trágica morte do sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi fatalmente baleado ao abordar dois suspeitos de furto em Belo Horizonte, em 5 de janeiro. O autor do disparo tinha sido beneficiado por uma “saidinha” e deveria ter retornado à prisão em 23 de dezembro.

Além disso, o texto do projeto estabelece a exigência de um exame criminológico obrigatório para a progressão de regime e para a concessão do regime semiaberto. Esse exame visa avaliar se o detento tem condições de se adequar ao novo regime, além de avaliar sua periculosidade e senso de responsabilidade.

Outra mudança proposta é a ampliação das regras para o uso de tornozeleira eletrônica pelos presos autorizados a deixar o regime fechado. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022.

Com informações da Agência Senado

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!