Alunos, familiares e professores da rede pública municipal de educação e instituições que trabalham com pessoas com deficiência, participaram, na tarde desta terça-feira, 28/8, da 7ª edição da Mostra de Dança e Arte da Educação Especial, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona Oeste. A mostra fez parte do encerramento dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que este ano envolveu, aproximadamente, três mil alunos em atividades esportivas.
O evento, que encerrou as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência na rede municipal de ensino, teve o objetivo de proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da dança, auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
As instituições parceiras receberam troféus e os alunos participantes do Jaavas medalhas. Ao longo de uma semana, foram realizadas disputas em diversas modalidades como futsal, natação, vôlei sentado, bocha, entre outros, buscando a socialização Dos participantes e seus familiares.
Para a gerente da Educação Especial (GEE) da Semed, Reni Formiga, o evento é especial para a Educação Especial do município ao promover a integração dos alunos. “O evento é muito importante para nós, porque é onde podemos mostrar o potencial dos nossos alunos da rede e também é uma festa linda onde os pais, gestores, comunidade podem participar”, salientou.
A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, destacou que a secretaria promove uma série de ações ao longo do ano, que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência em Manaus.
“O Jaavas acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, mas durante todo o ano são desenvolvidas na secretaria atividades que servem para mostrar que a pessoa com deficiência tem a possibilidade de ser inclusa nas mais diversas ações e das mais diversas formas possíveis”, observou Shirley.
Programação
Ao longo da mostra aconteceram nove apresentações de forró, country, gospel, xote, quadrilha, dança moderna e ritmos folclóricos, que envolveram em torno de 80 alunos da rede municipal.
A aposentada Eliene Freire foi ao evento acompanhar e prestigiar a filha Valéria Freire, de 19 anos, portadora de deficiência intelectual e se apresentou dançando country. Segundo a mãe, foi a primeira vez que a aluna, que estuda na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, participou da ação.
“Eu gostei muito e posso garantir que minha filha também gostou, porque podemos ver em seu rosto a expressão de alegria e também toda essa interação que ela tem com os amigos. A partir de agora não iremos faltar e não deixarei a Valéria perder nenhuma”, afirmou.
A mãe Jeane de Oliveira, que participa do programa ‘Mães Especiais da Semed’, contou que tanto a mostra, quanto os Jaavas são de extrema importância para o filho, Murilo Belém, 9, do Cmei Romualdo Rubim, que possui Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), para trabalhar a coordenação motora e a inclusão socioeducativa.
“Ele participa ativamente dos jogos e das atividades propostas pelo programa. Esse evento é de suma importância tanto para ele, quanto para os amigos, por toda a interação que possibilita aos alunos especiais”, finalizou.