Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra queda de 2,4% no volume de vendas de maio em relação a abril desse ano. A divulgação foi feita nesta quarta-feira, dia 12, pelo IBGE. Foi a segunda queda no volume de vendas registada no ano para o comércio.
Em relação a maio de 2016, o volume de vendas mostrou crescimento de 7,8%, quinta taxa positiva consecutiva no ano. Com tudo isso, o índice de volume do varejo aumentou recuo de 4,5% nos cinco primeiros meses do ano.
“Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 7,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior; 7,3% de acumulado no ano e de 3,3%, de acumulado nos últimos 12 meses”, informou o IBGE no Amazonas.
O comércio varejista amplo, que inclui além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou crescimento de 13,7% sobre o mesmo mês do ano anterior. No que se refere aos resultados acumulados, as taxas foram de 5,5% no ano e de 4% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas.
A receita nominal do comércio ampliado, variou 13,7% em relação a maio do ano anterior. Já a variação acumulada no ano do comércio ampliado foi a 8,2% e nos últimos 12 meses a 1,3%
No mês das mães o comércio local não conseguiu manter o nível de abril quando apresentou crescimento de 3,1%.
“Mesmo assim, o saldo de 2017 ainda é bem favorável quando comparado com a situação do ano anterior”, disse o IBGE.