São Paulo anuncia que zerou a fila de testes de novo coronavírus

0
226

O estado de São Paulo zerou na terça-feira (21) a fila de exames do covid-19 em todo o estado, declarou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, responsável pela coordenação dos testes, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (22).

No dia 4 de abril, quando foi oficializada a plataforma de diagnóstico do novo coronavírus, havia 17 mil exames na fila. Foram mobilizados 38 laboratórios para trabalhar nas análises, sendo que 12 deles estão operando em sua capacidade máxima.

Até o dia 9 de abril, disse Covas, havia em torno de 11 mil testes realizados. Até terça-feira foram realizados cerca de 24 mil exames, somando são 35,6 mil.  “Desde a semana passada não demora mais do que 48 horas para a emissão do resultado”, declarou.

Covas afirmou que o estado está planejando a aplicação de testes rápidos em setores específicos, como os de segurança, saúde e serviços essenciais. O teste rápidomidentifica anticorpos e diz se o indivíduo chegou a ser infectado pelo vírus. “Ele leva 14 dias pra dar resultados consistentes. É importantíssimo e tem que ser feito de forma planejada. Não pode ser feito de forma indiscriminada”, afirmou.

Comentário