Na manhã desta terça-feira, o Ministério da Saúde na Rússia divulgou nesta que liberou sua vacina contra a Covid-19 para o público em geral. O primeiro lote de vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a população civil.
Segundo um site de notícias do Globo, o Ministério revelou que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas.
A liberação da vacina Sputnik V ocorrerá junto com os testes clínicos da Fase 3, que testarão 40 mil voluntários, sendo que 30 mil receberão o imunizante e 10 mil receberão uma substância placebo.
Ainda nesta terça, o professor Aleksandr Butenko, do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalyea, explicou que a vacina deverá ter uma versão mais leve para crianças.
De acordo com Butenko, apenas pessoas acima de 18 anos poderão participar dos testes, no entanto o produto final deverá ter uma versão adaptada para crianças.
Em uma entrevista o cientista destacou que as vacinas para crianças será mais leve, logo, menos suscetível a reações.
O pesquisador destacou que a documentação para obter a permissão do Ministério da Saúde da Rússia para estudar essa vacina em crianças ainda não está finalizada. O processo está em andamento.