“Depois de tudo o que Ezequias havia feito com TANTA FIDELIDADE, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e invadiu Judá.” E o que Ezequias havia feito?
Ele restabelece o culto a Deus uma vez que a nação estava totalmente afastada de Deus e fazendo coisas abomináveis aos olhos de Deus tal como “matar seus filhos em sacrifícios aos ídolos daquela terra. Ele levou o povo a adorar a Deus. Ele celebra á páscoa que desde os dias de Salomão não tinha havido coisa semelhante. Depois disso tudo, o inimigo veio com fúria para destruí-lo.
Podemos então entender que o inimigo ataca os fiéis e aí nos vem os questionamentos. Será que fiz algo errado? Será que deixei de fazer algo? Será que Deus não aceitou as obras das minhas mãos. Será que Deus nos abandonou? Jesus ainda disse: no mundo tereis aflições.
Ezequias usou uma estratégia para vencer o inimigo. “Tapou todas as fontes, como também o ribeiro…”Em outras palavras: Não vou dar nem água e Nem alimento para o inimigo me atacar, não vou facilitar o ataque do inimigo.
E o que é comida e água para o inimigo? Principalmente as obras da carne. Gálatas 5:19 “brigas” quando ferimos uns aos outros estou dando “alimento” para o inimigo me atacar. Os acessos de Raiva, como diz Efésios 4:25-26 “Irai-vos e não pequeis, Não se ponha o sol sobre a vossa ira, E NÃO DEIS LUGAR PARA O DIABO” Uma família desunida fornece água e comida para o inimigo. Uma Igreja com divisões fornece comida para o inimigo. A mentira é um excelente alimento para o inimigo.
Uma segunda estratégia de Ezequias foi fechar as brechas dos muros e fazer um outro muro ao redor. O nosso coração precisa de um muro de proteção. Pv 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, GUARDA (põe um muro de proteção) o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
Existem brechas tais como: feridas na infância, feridas no casamento, feridas na Igreja. Pegue a promessa de Jesus: Mt 15:13 Jesus disse : “Toda a planta que meu Pai Celestial não plantou, será arrancada”. Convide o Senhor para arrancar do seu coração toda semente, toda bactéria que está abrindo brechas na sua vida, no seu comportamento, nas suas atitudes. E o único remédio que cura o coração ferido chama-se perdão.