Rabino messiânico diz que cristãos se equivocam ao usar o shofar

0
603

Eric Tokajer é um judeu convertido a Jesus. Atual líder da Sinagoga Messiânica de Pensacola, na Flórida, deseja chamar atenção dos cristãos para o que ele considera o “uso errado do shofar”.

O instrumento, advindo dos chifres de carneiro é tocado em Israel durante a festa das Trombetas, conforme a instrução de Levítico 23:23-25. Na verdade, os shofares são tocados pelos judeus em todas as festas bíblicas. Por isso, é visto como um som que simboliza verdades espirituais.

No dia 20 de setembro o calendário judaico marca o dia de Rosh Hashaná, o começo do novo ano. Ele ocorre junto com a festa das Trombetas. A reflexão de Tokajer, chamado de rabino em sua congregação, foi publicada pela revista Charisma.

Ele lembra que esse é o período do ano que Deus reservou para o arrependimento e à introspecção, quando os judeus religiosos fazem reflexões na entrada de um novo ano.

“Para a maioria daqueles que se reunirão em sinagogas ou igrejas para ouvir o shofar, o propósito do som é marcar a abertura das portas do arrependimento pelo período de tempo entre Rosh HaShanah [1º dia do ano] e Yom Kippur [dia do Perdão]. Estes 10 dias são conhecidos como “Dias de Temor”. Mas há um significado ainda maior dado ao som do shofar, pois ele nos lembra que o arrependimento não é o fim da história para aqueles que amam Deus”, escreveu o rabino.

Ele assegura que biblicamente o shofar era usado para proclamar a coroação do rei e também na guerra, para dirigir o exército. Tokajer insiste ainda que existe um aspecto profético nesse som, instruído pelo Senhor para ser ouvido nessa época de virada de ano. “O toque do shofar não é simplesmente uma chamada de arrependimento. É um lembrete do que vem após o arrependimento: a vitória”, assegura.

Para o líder messiânico, os cristãos perderam de vista alguns dos aspectos relacionados com as festas judaicas. Quando ao som das trombetas, eles acabam usando o instrumento de forma ‘mística’, muitas vezes equivocada.

Afirmou ainda que o som é um lembrete da vinda de Cristo: “Todos os anos, quando o shofar é ouvido no Rosh HaShanah, lembramos em nossos corações que, a cada ano que passa, a vinda do Rei está mais próxima. Em breve ouviremos o som do Grande Shofar e nosso inimigo será vencido definitivamente”.

Comentário