Profissionais de educação física podem se cadastrar a partir desta segunda-feira (24) para receber o auxílio estadual do esporte. O valor do benefício será de R$ 600, divididos em três parcelas.
O auxílio tem o objetivo de dar assistência aos trabalhadores da área, reduzindo impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19.
Pode solicitar o benefício o profissional que se enquadra nos seguintes critérios:
- viver no Amazonas
- não tem trabalho formal ativo, mas estão registrados no Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR).
- não pode ter sido contemplados por outro auxílio emergencial nem receber benefício previdenciário, seguro desemprego ou ser beneficiário de outro programa de distribuição de renda, com exceção do Bolsa Família
- ter renda mensal per capita de até ½ salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até 3 salários-mínimos
A comprovação dos critérios acontecerá por meio de documentos hábeis e autodeclaração.
Para o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva, o benefício é importante porque a categoria foi muito prejudicada durante os períodos mais graves da pandemia do novo coronavírus, com o fechamento de academias e similares.
De acordo com Silva, o auxílio deve beneficiar até 2,5 mil profissionais de educação física que foram diretamente afetados durante a pandemia de Covid-19.