Prisões de Manaus têm reforço na segurança após suspeita de protesto planejado por organização criminosa

0
0

Unidades prisionais localizadas na BR-174 e na Estrada do Puraquequara, em Manaus, receberam reforço na segurança, após suspeitas de uma manifestação planejada por uma organização criminosa para reivindicar algumas mudanças dentro do sistema prisional da capital.

As suspeitas foram identificadas pelo Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap). Segundo o órgão, a manifestação ocorreria nesta segunda-feira (26) e pessoas seriam pagas para a ação.

Entre as reivindicações estariam a volta das visitas aos finais de semana e a entrada de alimentos externos. A manifestação também seria a primeira fase de um plano maior comandado pelo grupo criminoso.

“Esse grupo tem, após essa ação, a intenção de realizar mortes nos presídios, com objetivo de desestabilizar o sistema e enfrentar o Estado. Por isso, estamos monitorando e avaliando, juntamente com os órgãos de fiscalização, a tomada de medidas rígidas para conter possíveis atos que visem burlar a segurança do sistema prisional. Uma delas é a solicitação de transferência de detentos para o regime federal”, afirmou o secretário Vinícius Almeida.

Além do reforço dentro das unidades por parte de policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), formado pelo Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Cavalaria, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) irão fiscalizar o tráfego de veículos de transporte coletivo na rodovia federal. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) também atuará nos acessos à Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

A Seap também informou que as visitas programadas para a segunda-feira (26) serão transferidas para a terça (27). No entanto, o órgão não destaca novas alterações nos dias de visita.

Fonte: G1

Comentário