A sede da igreja Nova Aliança em São Paulo, está perdendo fiéis devido a instalação de uma nova cracolândia localizada na praça Vila Isabel, próximo ao templo . Na semana passada uma operação da Prefeitura dispersou os usuários de droga do antigo local, o que resultou na mudança de endereço.
José Carrasco um dos mais antigos freqüentadores da igreja , que reside próximo ao local dos usuários decidiu se tornar um segurança voluntário. “Como eu faço parte, conheço bem quem frequenta. Então, a ideia é identificar quem é quem e fazer com que as pessoas se sintam acolhidas, se sintam seguras, ao me ver.”
Conforme os cálculos divulgados pela igreja, ao menos 30% dos fiéis faltaram aos cultos na semana anterior. E o motivo seria o temor pela presença dos usuários.
Segundo José que já trabalhou como vigilante. “É sossegado. Se a gente não mexe com eles (usuários), eles não mexem com a gente”.
“Os membros fazem trabalho voluntário, com reforço principalmente em horários de culto”, admitiu o pastor Reinaldo Junior (35), segundo quem, também foi pedido reforço de policiamento ao 13.º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área.
A Igreja também pôs à disposição dos frequentadores, no domingo, uma van para levá-los ao Metrô Santa Cecília e ao Terminal Princesa Isabel. “No domingo da operação ficou bem vazio”, relatou o pastor.