Primeira cirurgia com paciente acordada é realizada na FCecon

0
888
Foto: Reprodução/ Internet

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), na terça-feira (21), foi realizada pela primeira vez em Manaus uma cirurgia para retirada de tumor no cérebro , enquanto a paciente estava acordada.

Uma mulher de 54 anos foi a escolhida, e a cirurgia foi bem sucedida. Esta técnica é uma das mais avançadas na área e durou cerca de seis horas. “Na hora da cirurgia, eu não sentia nada. Entendia tudo o que o médico dizia e respondia todas as suas perguntas. A equipe médica foi ótima, me tratou super bem e com respeito e me explicou tudo o que aconteceria antes. Estou me sentindo muito melhor, sem dores no corpo ou na cabeça”, afirmou a paciente Maria Nivalda da Silva Lopes.

A paciente será acompanhada para ver o desempenho do pós-cirúrgico, e averiguar se trata-se de um câncer ou não. “Durante todo o tempo do procedimento, conversamos com a paciente, que recebeu anestesia venosa, mas estava consciente e segura do que estava acontecendo. Avaliações posteriores mostraram que ela teve a fala e os movimentos preservados, o que atendeu às nossas expectativas”, ressaltou o médico responsável pela equipe que operou mulher.

Comentário