Presidente boliviano ataca bispos do país: “Jesus é primeiro socialista do planeta”

0
35
Foto: Reuters/Osservatore Romano

O presidente da Bolívia, Evo Morales, atacou os bispos do país e os acusou de trair Jesus, a quem chamou de “primeiro socialista do mundo”. Morales concorrerá ao quarto mandato consecutivo, ignorando o referendo popular que defende a sua não tentativa de reeleição. Um grupo de bispos já se manifestou contrário a candidatura, o que irritou o político.

 

“Não faltam alguns poucos bispos, da hierarquia eclesiástica, que se inclinam para os poderosos, para a direita, traindo Jesus. Mas Jesus é o primeiro socialista do planeta”, disse o presidente durante um ato público na cidade de Villa Tunari.

 

De acordo com Morales, “estes bispos abandonam o cristianismo, que é solidariedade, complementariedade. Mas isso não importa, farão sempre esses pequenos grupos da Igreja Católica que ainda não esqueceram os tempos da Inquisição”. Em nota, as lideranças católicas disseram que a Justiça Eleitoral do país “não atuou como poder autônomo, colocando dúvida as bases da democracia e abrindo um futuro incerto para os bolivianos.

 

 

A tentativa de Morales em associar Jesus ao socialismo, sua identificação política, é antiga.Na visita que fez ao Papa Francisco em 2015 o presenteou com uma figura do Salvador pregado não em uma cruz, mas sobre uma foice e um martelo, símbolos internacionais do comunismo.

Comentário