25.3 C
Manaus
terça-feira, julho 1, 2025
InícioManausPrefeitura de Manaus visita áreas verdes que serão contempladas por projetos de...

Prefeitura de Manaus visita áreas verdes que serão contempladas por projetos de requalificação de uso

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

Equipes da Prefeitura de Manaus, das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), visitaram na manhã desta terça-feira, 4/12, trechos de áreas verdes e de preservação permanente. Os locais serão contemplados por projetos de requalificação de uso, viabilizados por meio de parcerias público-privadas e compensações ambientais. As áreas estão localizadas no Núcleo 15, do Cidade Nova, zona Norte, no Passeio do Bindá, Conjunto Eldorado, zona Centro-Sul, e Parque Ponte dos Bilhares, bairro São Geraldo, zona Centro-Oeste.

O objetivo da visita foi o de identificar as potencialidades de cada local para o desenvolvimento dos projetos executivos visando a instalação de parques da juventude e equipamentos públicos, como academia ao ar livre, pista de caminhada, playground, iluminação LED, além do enriquecimento das áreas com vegetação e paisagismo, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno e frequentadores.

“O trabalho de parceria entre as secretarias atende a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que tenhamos melhorias expressivas na qualidade da relação entre as comunidades e essas áreas, antes utilizadas como lixeiras e locais para prática de delitos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Para a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, foi importante identificar in loco a necessidade de cada área, visando a transformação urbana, requalificação e revitalização desses espaços, que necessitam de intervenções urbanísticas. “Estamos atendendo ao pedido do prefeito Arthur em promover projetos, em parceria com a iniciativa privada, que busquem a melhoria da qualidade de vida, o embelezamento da cidade, bem como a transformação e reativação de áreas que possam ser utilizadas como espaços de convivência pela população”, destacou.

A visita foi acompanhada pela subsecretária da Semmas, Aldenira Queiroz, além dos representantes das diretorias Técnico-Operacionale de Áreas Protegidas do órgão, Lucas Ourique, Marcio Bentes e Raimundo Araújo, a subsecretária da Semppe, Amanda Rocha, e as equipes de Projetos, Assessoria Jurídica e o coordenador da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), Luiz Augusto Carvalho.

Compensações

As compensações ambientais para a implantação das obras já estão garantidas.  Desde o ano passado, a Semmas vem realizando estudos para a implantação do Parque da Juventude na Área Verde do Núcleo 15. Trata-se de um trecho degradado de área verde, com aproximadamente 2,2 mil metros quadrados. O projeto conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos do Núcleo 15. A entidade, de acordo com o morador Laércio da Cunha Lima, que reside no conjunto há 28 anos, se mantém alerta para impedir as tentativas de invasão na área. O núcleo 15 possui 480 unidades residenciais.

O prefeito Arthur Virgilio Neto já fez a entrega de cinco parques da juventude em área verde. O mais recente foi o Parque da Juventude Domingos Sávio do conjunto Rio Xingu, localizado na Compensa, zona Oeste de Manaus, entre a rua Cecília Cabral e a avenida Brasil, com 1.210 metros quadrados de área construída. O local conta com academia ao ar livre, paisagismo, quadra de areia, iluminação LED e o reforço no plantio de 25 mudas de árvores, das espécies pau-pretinho e pata-de-vaca, e 600 ornamentais.

Atualmente, existem outros quatro parques da juventude instalados – um no conjunto Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte; dois no Loteamento Nascentes das Águas Claras, Novo Aleixo, também na zona Norte; e um no conjunto Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e a Praça das Flores, no Conjunto Flamanal. A previsão é de que os novos espaços sejam viabilizados no primeiro semestre de 2019. Outro trecho de área verde visitado esta semana pelas equipes das duas secretarias foi a do conjunto Hileia2, no bairro da Redenção, zona Centro-Oeste.

Critérios

As intervenções realizadas obedecem a critérios legais estabelecidos em legislações existentes, a exemplo da Resolução 100/2006, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), que prevê a implantação de áreas de lazer em áreas verdes, respeitando o limite máximo de 25% de impermeabilização do solo, e os conceitos de área verde estabelecidos pelo Código Ambiental do Município, Lei 605/2001, e o Código Florestal (Lei 12.651/2012), segundo os quais as áreas verdes são espaços especialmente protegidos que têm por finalidade proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e das condições ambientais urbanas, além de garantir espaços destinados à integração, recreação ou lazer da comunidade.

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!