A Prefeitura de Manaus realiza, até esta terça-feira, 10/8, a “1ª Exposição de Robô de Sucata”, voltada à preservação do meio ambiente e da prevenção contra a Covid-19. O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorre na escola municipal Gelcy Sena Abrantes, no bairro Redenção, zona Oeste. Mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participam da ação.
Foram confeccionados robôs, máquinas de limpeza, carrinhos, prédios, entre outros. A aluna Camilla Alves, 11 anos, do 5º ano, criou uma máquina que auxilia na reciclagem do lixo e no combate aos gases poluentes.
“Usei caixa de sapato, papelão, escova de dente, esponja e lata de leite. Essa máquina ensina como o lixo deve ser reciclado e como deve combater os gases poluentes”, explicou a aluna.
O chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Dalmir Salazar, explicou que a atividade é de extrema necessidade para desenvolver a criatividade do aluno.
“Cuidar do meio ambiente e, principalmente, da nossa cidade é uma das principais missões da gestão do prefeito David Almeida, por isso estamos muito felizes com essa ação. Os alunos conseguiram criar vários objetos com material descartável, e isso mexe com a criatividade deles, além de envolver toda a família. É aprendizagem constante que acontece na escola e em casa”, comentou Salazar.
De acordo com o gestor da unidade de ensino, Silas Santana Júnior, a exposição é uma prévia para o concurso da DDZ Oeste, para as turmas do 1º ao 5º ano.
“Com esta exposição podemos orientar melhor nossos alunos na confecção dos materiais e do tema envolvido, que são do meio ambiente e prevenção à Covid, assuntos que não podemos jamais esquecer, e importantes para todas as turmas”, disse Silas.
A pequena Giovana Melo, 7 anos, aluna do 1º ano fundamental, criou um robô que produz vento, e para isso precisou da ajuda do pai. “Ele é um robô-fada, que produz vento. É só apertar o botão que o ventilador gira. Eu usei uma embalagem de desodorante, foi um pouco difícil, mas tive a ajuda do meu pai”, analisou a aluna.
Premiação
A premiação será realizada na terça-feira, 10, e os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganharão esculturas em 3D, e cada turma, um brinquedo. Os jurados serão os professores, uma assessora da DDZ Oeste e o gestor da escola.
Fonte:
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed