De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional (SSGE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, foi realizado um planejamento pedagógico prévio, a fim de que não tenham perdas de conteúdos e sejam garantidos os 200 dias letivos. “Esse período eleitoral é considerado previamente no nosso calendário escolar, no conteúdo e questões pedagógicas dentro da escola. As aulas serão suspensas a partir de quinta-feira (4/10) nas 233 cedidas ao TRE e nas demais haverá aula regular. Todas as escolas terão funcionamento normal na segunda-feira, 8/10”.
Ainda conforme a subsecretária, além das unidades escolares, a rede municipal também cederá 10 veículos, e apoio técnico da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do órgão. Ela destacou que a secretaria realiza um trabalho prévio para garantir que as seções sejam devidamente instaladas nas escolas e que as redes elétrica e lógica funcionem adequadamente para receber as urnas.
Segundo a subsecretária, os diretores das escolas cedidas, bem como a equipe pedagógica, de informática, de infraestrutura e motoristas ficam à disposição do tribunal no dia das eleições. “É uma força tarefa visando o pleno exercício da democracia. São 233 escolas que estarão preparadas para receber mais de 500 mil eleitores aptos, a fim de que possamos de fato contribuir com a democracia no país”.