O prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT) – que nesta semana viajou até Roma, na Itália, a convite do Vaticano – levou um CD dos Racionais MC’s ao Papa Francisco.
Ainda não se sabe se de fato o prefeito conseguiu entregar o álbum Sobrevivendo no Inferno ao Pontífice. O disco, de 1997, vendeu mais de 500.000 cópias e traz na capa uma cruz e um salmo da Bíblia. A maior parte das composições citam trechos de textos bíblicos.
A ideia do presente inusitado partiu de um grupo de jovens da Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. A proposta foi repassada ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva, amigo de Mano Brown, um dos líderes dos Racionais.
Em reunião com o papa nesta terça-feira (21), Haddad tentou entregar o disco, mas não conseguiu. O prefeito, que já voltou à capital paulista, deixou o secretário de Relações Internacionais, Vicente Trevas, na Cidade do Vaticano, com a missão de fazer o LP chegar às mãos de Francisco.
Vicente Trevas permanece no Vaticano para continuar no seminário Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o comprometimento das cidades.