Em Ariquemes (RO), o prefeito Thiago Flores do PMDB, determinou a retirada de páginas que mostrassem relacionamentos homossexuais, e diz não se arrepender da decisão. O caso viralizou nas redes sociais, gerando debate entre os internautas, alguns a favor da decisão, e outros dizendo se tratar de homofobia. O prefeito diz que nunca foi sua intenção gerar discussão, e pregar uma cultura de ódio.
“Na minha gestão, a prefeitura adotou a medida de distribuir o material didático, após a supressão das páginas com ideologia de gênero e evitar mais prejuízo no aprendizado dos alunos. Não me arrependo dessa atitude. Fui pautado pela vontade dos ariquemenses. O assunto foi discutido amplamente pela população, que pediu a retirada do conteúdo sobre diversidade familiar, como casamento e adoção de crianças por homossexuais, dos livros escolares do ensino fundamental. Minha decisão foi participada com todos e não tomada dentro do meu gabinete”, afirmou.
No inicio do mês de janeiro houve uma reunião entre os vereadores da cidade, e oito dos treze presentes protocolaram um ofício, solicitando a suspensão e o recolhimento dos livros didáticos, para que não houvesse discussão sobre ideologia de gênero nas escolas do município.