Possibilidade de cheia no AM, pode ser catastrófica

0
719
Foto: Reprodução/ Internet

As enchentes estão preocupando o governo do estado do Amazonas.  Nos municípios de Guajará e Ipixuna, na calha do Juruá, já foi declarado estado de emergência, e cerca de 2,5 famílias foram prejudicadas pela cheia das águas. Ipixuna irá receber ajuda humanitária, e Guajará tem recebido a ajuda que necessita.

“Os governos do estado e federal estão indo ao encontro do município de Ipixuna que já decretou situação de emergência e vamos fazer um plano de trabalho detalhado para os outros municípios que ainda estão em situação de alerta e, provavelmente, se continuar com as precipitações e o aumento de volume da calha de rio, entrarão também em situação de emergência”, declarou o coronel Fernando Pires, secretário executivo de Defesa Civil do estado.

“Se permanecerem constantes as chuvas que estão acontecendo, nós teremos mais uma grande enchente no Amazonas. Diferentemente das outras, esta vai ser uma enchente que atingirá praticamente toda a Bacia Amazônica, uma vez que o [Rio] Purus já está bastante cheio e o Alto Solimões e Juruá também estão acima da média. Apenas o Madeira ainda está com uma enchente regular. O resto todo está com uma enchente fora do comum”, afirmou José Melo.

O grande volume das chuvas que foi a maior dos últimos cinco anos, são um grande indicativo de cheia.

 

Comentário