Pontos luminosos fora do incomum no céu de Manaus causou um alvoroço na população e nas redes sociais no final da tarde desta quinta-feira (27): vários pontos luminosos parecidos com estrelas puderam ser vistos no firmamento. O caso se tratou de um conjunto de sete balões do Projeto Loon, da Google, equipamentos utilizados para levar internet para regiões remotas e população de baixa renda.
A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), órgão vinculado à Aeronáutica que controla o espaço aéreo da região. De acordo com a instituição, sete balões do Projeto Loon da Google trafegaram na direção nordeste da cidade de Manaus por volta das 17h30 às 18h e puderam ser vistos no céu pela população.
Projeto Loon
O projeto do Google é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.