Manaus/AM – A Polícia Federal realiza na manhã de hoje (5), no Amazonas, a Operação Background, que investiga o Grupo João Santos, dono da empresa Cimento Nassau por uma série de crimes como sonegação de impostos e direitos trabalhistas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A ação cumpre 53 mandados de busca e apreensão no Amazonas e nos estados do Pará, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a PF, as investigações mostram que o grupo possui grandes dívidas tributárias com a Receita Federal e outras referentes a direitos trabalhistas de funcionários e ex-funcionários.
Para fugir da quitação, eles montaram um esquema para abrir empresas de outros segmentos em nomes de laranjas para ocultar o patrimônio das empresas que compõem o grupo.
Até o momento, a Receita já identificou mais de 20 empresas nessa condição. Além disso, eles também estaria subfaturando produtos exportados como meio de enviar dinheiro para contas no exterior.
A operação está na fase da apreensão de documentos e tem entre os objetivos recuperar o valor devido e garantir a quitação de dívidas às famílias de trabalhadores que têm processo junto à Justiça do Trabalho.
O Grupo João Santos tem empresas com dívidas exorbitantes no Norte, Nordeste e Sudeste do país.