Pele de peixe é utilizada para o tratamento de queimaduras

0
923
Foto: Reprodução/Internet

Um curativo diferente está sendo usado para o tratamento de queimaduras de segundo e terceiro grau em Fortaleza. Pele de Tilápia está sendo testada no lugar de curativos convencionais e o experimento vem trazendo ótimos resultados, o método teve a iniciativo do Instituto Doutor José Frota (IJF) visando uma recuperação indolor e mais rápida, cerca de 52 pacientes estão usando a pele do peixe como curativo e estão obtendo ótimos resultados.

A pele passa por um rigoroso processo de esterilização onde é preparada para o uso médico e perde o cheiro antes de ser utilizada.  De acordo com Edmar Maciel, cirurgião plástico, ao site Guiana Online, os bancos de pele em funcionamento no Brasil seriam de atender apenas 1% da demanda nacional em casos de queimaduras. Os estudos que utilizam a pele de tilápia podem ser um grande avanço nesse sentido, aumentando a capacidade de atendimento às vitimas.

Os pacientes que costumavam ter queimaduras tratadas com curativos já conhecidos como gaze e creme de sulfadiazina prata agora podem recorrer è de tilápia como uma alternativa. Entre os vários benefícios, está o fato de que a pele animal não precisa ser trocada com frequência durante o tratamento, enquanto os curativos convencionais precisam ser trocados constantemente, o que geralmente é doloroso.

Estima-se que, no Brasil, ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano.

Comentário