O Padre Fábio de Melo participou do “Encontro”, da TV Globo, na ocasião a apresentadora quis saber da opinião dele a respeito do batismo dos filhos adotados de um casal gay.
Questionado por Fátima se isso mostra um passo de aceitação maior da igreja como um todo, o padre afirmou: “Como o Papa mesmo afirmou, ainda que as regras não sejam modificadas, o acolhimento ao outro não passa pelas regras. Independente de opção política, sexual, não temos o direito de rejeitar quem quer que seja”, disse.
E concluiu: “Retirar os obstáculos culturais e sociais que afastam as pessoas de Deus é meu papel como padre, não ser fiscal.”
A cerimônia
Juntos desde 1990, o casal é reconhecido pela luta a favor da causa LGBT: batalharam por anos para oficializarem a união, que só foi possível em 2011 com a decisão do STF de reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e também foram protagonistas de uma decisão do STF de reconhecer o direito de adoção a casais homossexuais.
O batizado dos três foi realizado no último domingo (23) na catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na capital do Paraná, e a cerimônia foi celebrada pelo padre Elio Dall’Agnol.