Um pastor no Tajiquistão foi preso sob acusações de extremismo por possuir um livro de um conhecido autor cristão dos Estados Unidos. Bakhrom Kholmatov é pastor na Igreja protestante Sunmin Sunbogym (Boa Nova da Graça), cujas congregações foram invadidas pela polícia. Ele foi preso em sua igreja, de Khujand em abril.
A igreja é uma congregação registrada oficialmente. No entanto, de acordo com o site de notícias “Forum 18”, as autoridades pressionaram a congregação na tentativa de fechá-la. Os oficiais insultaram os crentes gritando e proferindo palavras de baixo calão. Eles exigiram que os crentes renunciassem à fé e deixassem a Igreja, disseram os membros da congregação.
Eles alegaram que alguns foram espancados e outros forçados a sair. De acordo com o Forum 18, oficiais da polícia disseram aos membros que as palavras de hinos e livros cristãos, incluindo a obra “More Than A Carpenter” (Mais que um Carpinteiro, em tradução livre) do autor americano Josh McDowell, eram “extremistas”.
Entre os hinos “extremistas” estavam aqueles com letras dizendo: “Louvado seja Deus, oh país ímpio”, “O exército de Deus está marchando” e “Nossa luta não é contra carne e sangue”. Os membros da Igreja contaram que as palavras dessas canções são referências a textos da Bíblia.