O pastor da HillSong Church, Carl Lentz, diz acreditar que o termo “evangélico” está sendo utilizado de forma distorcida, principalmente em cenários políticos.
A afirmação foi feita durante uma entrevista para a rede de televisão MSNBC, onde Lentz afirmou, também, que dentro do contexto norte-americano, o termo tem sido usado para definir pessoas “brancas de direita conversavadora”, quando na verdade deveria ser usado para referir-se a pessoas que acreditam na existência de Deus.
Além da crítica referente ao termo, o pastor, que é conhecido por ser líder religioso de diversas celebridades, incluindo Justin Bieber, criticou o uso da bíblia em ações políticas. “Se você tem alguma compaixão, eu acho que você pode algo em relação a isso. E quando você vê políticos, especialmente, usando a clássica má aplicação das escrituras, você espera ter a oportunidade de responder as pessoas, caso elas estejam se perguntando, como é este Jesus? Este é o cristianismo? Isto é a bíblia? Absolutamente, não!”, afirmou.
Em resposta a afirmação polêmica de Lentz, a Associação Nacional de Evangélicos dos Estados Unidos (NAE), esclareceu a definição do termo. “Como há milhões de nós espalhados pelos Estados Unidos e outros países ao redor do mundo, há subgrupos identificados por onde moramos, como votamos, pelo nível de nossa educação ou até mesmo por nossas expressões culturais”, afirmou, acrescentando que, o único laço em comum entre todos os evangélicos é a fé em Jesus cristo como salvador do mundo.