Nesta quinta-feira (20) o Papa Francisco anuncia que canonizará, no dia 13 de Maio, duas das três crianças pastoras que afirmaram ter presenciado aparições da Virgem Maria de Fática, em Portugal, em 1917, que segundo a France Presse o milagre é reconhecido pela Igreja Católica.
As três crianças portuguesas asseguraram terem sido testemunhas das aparições de Nossa Senhora, que revelou os chamados três segredos de Fátima, divulgados por Lúcia. O processo de beatificação foi aberto pelo Papa Bento XVI, em 2008.
O primeiro segredo era a morte prematura de duas das crianças, e o segundo falava sobre o final da Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda e o fim do comunismo. O terceiro segredo previa o assassinato de um “bispo vestido de branco” enquanto atravessava uma grande cidade, o que a Igreja considera uma profecia do atentado sofrido por João Paulo 2º em 1981, quando foi baleado pelo terrorista turco Ali Agca.
A canonização de Jacinta e Francisco Martos marcarão o centenário da “aparição”. Francisco viajará nos dias 12 e 13 de maio a Fátima para a cerimônia de canonização, informou o papa durante uma reunião de cardeais.