OMS afirma que drogas causam 500 mil mortes por ano

0
519

 

Foto: Reprodução/ Internet

A Organização Mundial da Saúde tem se preocupado com os números crescentes de mortes por drogas. São pelo menos 500 mil mortes por ano, e Margaret Chan fez um alerta em Viena.

“A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas”, disse em seu discurso na Comissão de Narcóticos da ONU.

Também acrescentou que em um relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, nos anos de 2013 e 2014 as mortes por overdose duplicaram nos Estados Unidos, dado extremamente preocupante para a OMS. Foram 47 mil mortes por esta causa.

Chan apelou para os 53 países da Comissão para ver o uso de entorpecentes mais como problema social e de saúde pública e não tanto criminal.”Gostaríamos de ver mais consumidores de drogas atendidos pelo sistema sanitário ao invés de processados pelos tribunais. O principal objetivo do controle de drogas é salvar vidas” e reduzir “os danos sociais” causados por seu consumo”, lembrou.

Comentário