O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), que vai recorrer da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que desobrigou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), de ir depor hoje na comissão.
A decisão de Rosa Weber foi anunciada por volta da meia noite e foi comunicada à CPI logo no início dos trabalhos quando os senadores já se preparavam para tomar o depoimento de Wilson Lima. A decisão também facultava a Wilson a decisão de ir à CPI para ser ouvido como convidado, sem a obrigação de responder aos questionamentos.
Essa parte da decisão foi usada pela maioria dos senadores da CPI para criticar Wilson Lima e lembrar que o general Eduardo Pazuello também obteve decisão favorável para não ir a CPI, mas optou por ir e respondeu as perguntas feitas pelos senadores.
Ao anunciar que vai recorrer, Omar Aziz disse lamentar que Wilson tenha optado por perder a chance de explicar todas as questões sobre a pandemia no Estado.
“A decisão frustra as expectativas do povo do Amazonas e do Brasil de saber realmente o que aconteceu na crise de oxigênio que ceifou tantas vidas no no meu Estado”, disse Omar, no que foi aparteado pelo senador Eduardo Braga (MDB) que usou o mesmo argumento.
Fonte: Real Time 1