O emocionante discurso de Barack Obama ao se despedir da presidência

0
484
Foto: Reprodução Internet

” É bom estar em casa.(…) Esta noite é a minha vez de dizer obrigado”, disse Barack Obama diante de uma multidão em seu último discurso como Presidente dos EUA.

O pronunciamento aconteceu na noite de terça-feira, em Chicago, cidade onde ele iniciou carreira política. No discurso que durou mais de 50 minutos, o presidente americano mencionou as pendências de seu mandato e várias realizações durante oito anos na Casa Branca. Obama destacou seus esforços para promover um acordo global frente às mudanças climáticas, e também sua luta contra o racismo e a discriminação. Ressaltou também as medidas durante sua gestão,as quais permitiram a ampliação de cobertura médica a 20 milhões de pessoas por meio da lei conhecida como Obamacare.

O presidente norte-americano resumiu três pontos o que chamou de ameaças à democracia americana: desigualdade econômica, divisões raciais e a reclusão dos diferentes segmentos da sociedade em “bolhas, cercadas por pessoas que se parecem conosco e compartilham a mesma visão política e nunca desafiam nossas suposições”, disse Obama.

Ainda durante o discurso otimista de Barack Obama, alguns dos que estavam presentes o interromperam com gritos pedindo “mais quatros anos”.
“Não posso fazer isso”, reagiu Obama aos risos. Obama evitou falar de seu sucessor, mas chegou a indicar que o apoiará publicamente em um novo programa de assistência social, se comprovadamente for melhor do que o Obamacare.
Com relação ao racismo, ele reconhece que trata-se de uma “força que divide o país” e ainda há muito caminho a percorrer.”No entanto, não estamos onde precisamos estar. Todos nós temos muito trabalho por fazer”, afirmou o presidente americano.

“Nós como cidadãos devemos permanecer vigilantes contra a agressão externa, devemos nos proteger contra o enfraquecimento dos valores que nos faz ser quem somos”, acrescentou, aparentemente de forma contrária às agressões contra muçulmanos no EUA.

Obama fez de seu discurso um incentivo aos cidadãos norte-americanos.”A democracia pode cambalear quando entregue ao medo”, concluiu Obama. Em discurso, também citou as filhas Malia Obama e Sasha Obama e agradeceu ao apoio de sua esposa, a primeira dama Michelle Obama, que estavam na primeira fileira.

No próximo dia 20 de janeiro, ele deixa a presidência dos Estados Unidos, que exerceu dói mandatos, desde 2009. E os Estados Unidos terá como novo presidente Donald Trump, eleito em novembro de 2016.

Comentário


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/app350.c63a7b26.configr.cloud/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353